terça-feira, 8 de setembro de 2009

Concepções

Tendência e Concepções no Ensino de Arte-Educação na Educação Escolar Brasileira: um estudo a partir da trajetória e sócio epistemológica da Arte Educação

Considerando a trajetória histórica social, o ensino da arte apresenta diferentes concepções:
a) ensino da arte como técnica; b)ensino da arte como expressão; c) ensino da arte como atividade; d) ensino da arte como conhecimento (classificação dada pelos autores).
O ensino da arte- educação no Brasil teve início, com a chegada dos Jesuítas. Com o objetivo de catequizar os habitantes da terra nova, através de processos informais, utilizaram como um dos recursos, o ensino de técnicas artísticas.
A Missão Artística Francesa e educação formal, mesmo com suas regras rígidas, o ensino das técnicas artísticas era caracterizado como assessório.
Através da pedagogia experimental, começou a tendência modernista do ensino da arte como expressão da criatividade.
Novos métodos baseados na valorização da expressão e espontaneidade da criança surgiram no ensino arte, com a finalidade de permitir que a criança expresse seus sentimentos e que a arte não é ensinada, ela é expressa. Nesta concepção, a ênfase é sobre o processo, dando pouca importância ao produto resultante.
Depois de muitos anos vemos o ensino da arte como atividade. Esta concepção mesmo sendo obrigatória no ensino de 1º e 2º grau legitimada pela (LDBEN) denominada “Educação Artística” resultou no esvaziamento dos conteúdos específicos em arte. Essa concepção relegou a arte a um lugar inferior na educação escolar.
Educadores brasileiros lutaram politicamente para garantir a arte no currículo escolar, partindo da idéia de que a arte é um campo de conhecimento específico, com objetivos, conteúdos, avaliações e métodos de ensino de aprendizagem próprios.
A concepção de ensino de arte como conhecimento é uma área de conhecimento, com uma construção social, histórica e cultural. Concepção comprometida com o crescimento integral e o desenvolvimento cultural dos alunos.
Segundo Barbosa, o estudo da interdisciplinaridade como abordagem pedagógica é central para o ensino da arte. E que um dos princípios da Arte-Educação Pós Moderna está relacionado à aprendizagem dos conhecimentos artísticos, a partir da inter- relação entre o fazer, o ler e o contextualizar arte.
A partir dessa nova abordagem pedagógica, espera-se além de um maior desenvolvimento cultural e artístico do aluno, uma maior valorização do profissional, dando a ele, suporte material e melhores condições de trabalho.


Referências bibliográficas
TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES DO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO
ESCOLAR BRASILEIRA: UM ESTUDO A PARTIR DA TRAJETÓRIA
HISTÓRICA E SÓCIO-EPISTEMOLÓGICA DA ARTE/EDUCAÇÃO
SILVA, Everson Melquiades Araújo – UFPE – eversonmelquiades@bol.com.br.
ARAÚJO, Clarissa Martins de – UFPE – cmaraujo@ufpe.br.
GE: Educação e Arte / n.01
Agência Financiadora: CNPq

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