quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"Estamos nas nuvens..."

Um mundo em que as coisas FALAM...???

É realidade: A “computação em nuvem” é o embrião da inteligência coletiva que fará a verdadeira revolução digital. ( frase de capa da revista VEJA)

O avanço das tecnologias vem se expandindo a cada dia. O processamento de dados está se deslocando do computador para a internet. É a “era” da computação nas nuvens.

Como entender que em um futuro breve, poderemos ter CHIPS conectados à internet, por toda a casa, isto é no encanamento monitorando possíveis vazamentos; no quarto nas embalagens de remédios controlando a dosagem e o horário da medicação; na garagem, instalado no pára-brisa do carro que, em caso de roubo, o motor desligará automaticamente; e até no lixo informando do seu destino à reciclagem!

Toda esta transformação é de se admirar, mas nem tudo é maravilhoso. O vício, o excesso quanto ao uso das ferramentas digitais altera o funcionamento do cérebro. Afirma o neurocientista Gary Small, e que poderá haver conflitos entre gerações pois: ” a organização dos circuitos cerebrais, e não apenas valores, vai diferenciar pessoas que já nasceram imersas num ambiente digital daqueles que só tomaram contato com a internet em idade mais avançadas”.

Estamos perdendo a capacidade de captar detalhes em conversas deixando de ler informações que transmitimos através de gestos corporais, de olhares significativos... Perdendo a paciência e gerando o stress, provocado pelo estado permanente de alerta, de um novo contato ou informação.

É preciso que tenhamos o bom senso de separar o trigo do joio para que os efeitos nocivos não nos atinjam e que possamos desfrutar das facilidades e possibilidades adquiridas com a tecnologia.

Referências bibliográficas: Revista VEJA ( agosto 2009)